quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

velhinha no ônibus

eu sou uma moça conhecedora da lei que garante aos idosos, às gestantes, aos portadores de deficiência e de pessoas com criança o colo a preferência de se sentar dentro do ônibus. mas sei também que na ausência dos acima, eu posso descansar sentada enquanto me divirto no trajeto emprego-outro-emprego (nossa, quanto divertimento!)

mas eis que chega hoje à tarde uma senhora toda espevitada, que sobe na condução já falando em voz (bem) alta que "deixa que as jovens se levantam!".

nisso, enquanto a senhora fazia discurso para uma outra senhora, essa sim com cara de idosa merecedora de um banquinho para descansar, eu vi uma moça grávida subindo no ônibus.

a senhora não teve dúvidas em me abordar: "pode deixar, fulaninha, sente-se aí, que as jovens vão levantar para mim!". "viu, mocinha, este lugar é para idoso e eu quero me sentar. você pode se levantar?"

my ass. eu respondi: "não, eu não vou dar o meu lugar para a senhora, pois estou esperando a moça chegar aqui para dar lugar para ela."

"por que, ela está doente?" perguntou a velha com empáfia.

"não, ela é gestante. tem tanto direito de sentar-se aqui quanto a senhora, mas eu prefiro ceder o lugar para ela."

(continuação que só aconteceu na minha cabeça: "e vamos combinar, velhinha, que a moça está valendo por dois, e a senhora com essa cara não tá valendo nem mais meia-sola... já mostrou o documento para o cobrador?")

o ônibus é uma vida.

blog comments powered by Disqus