sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Le bandejon - dia 5

Prato do dia



hoje tive o prazer de degustar uma inovação no menu do le bandejon: ovo mexido. eu, que só tinha comido ovo cozido até então (aquele que vem com a casca e tudo), fiquei me perguntando como será feita a preparação do prato...

é feio, e tem gosto de ovo cozido simplesmente, apesar de vir todo misturado gema e clara, e se ver bastante temperinho verde, presunto e ervilha. o tempero é só para os olhos, não tempera.

a salada, diferentemente do descrito, não era de alface, nem de tomate, nem com azeitona, mas sim acelga, nabo e chicória, eu acho.

a parte que eu gosto é que hoje em dia a salada é minimamente processada, então já chega limpinha e fatiada. dizem que antigamente só quem era corajoso comia, porque ela era cheia de bichinhos que pegavam carona da natureza das hortaliças, e vinham parar na nossa bandeja.

eu nunca achei nenhum bichinho na salada. mas uma vez comi um que estava no feijão (sem querer, se alguém ainda questiona), e minha boca ficou amarga pelo resto do dia.

então, se por acaso você estiver comendo feijão um dia, e morder alguma coisa crocante, não seja educado: coloque para fora, porque fingir que não é nada não dá certo. palavra!

minha bandeja:


vizinhas de mesa:
estava indo comer sozinha o tal ovo mexido, mas encontrei amigas da minha amiga, que simpaticamente me acolheram e me acompanharam durante a refeição. duas francesas e uma peruana. conversamos sobre a comida do brasil, expliquei a elas que o bandejão não conta como comida do brasil, frutas, e outras mulherices.

avaliação final
é muito fácil ser engenheiro de obra pronta, ainda mais quando você é o engenheiro do assunto da obra.

mas o que eu percebo, como usuária do serviço de alimentação no restaurante universitário da unicamp é que não é bom, mas poderia ser pior.

a ausência de resposta para os formulários que eu preenchi, a falta de treinamento dos funcionários (opinião baseada na falta de compromisso, higiene e bons modos de alguns), janelas quebradas, pombos voando sobre as mesas, bandejas mal-lavadas, teto sujo, tubulações expostas... tudo isso deixa uma má impressão em quem frequenta o espaço, mas acaba deixando de exigir porque não paga (bolsistas) ou paga relativamente pouco (alunos, funcionários) para se alimentar dentro da unicamp. ou por qualquer outra razão.

ainda deixei de falar sobre:
- o suco. eles são doce, têm cor, mas não tem sabor definido: amarelo 1, amarelo 2, amarelo radioativo - abacaxi, o de uva é o roxo, e o de caju é o marrom;
- as personalidades: o moço que dança fantasiado, o moço que insere crédito, o tarado do bandejão, ...;
- a confraternização na saída: anúncio de festas, comércio de doces, livros...;
- mitos do bandejão...e mais.

quem sabe não sai outra semana igual a essa, mais pra frente?

0 comentários: