segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Le bandejon - dia 1


através do site da prefeitura da cidade universitária "zeferino vaz", podemos saber com antecedência qual o menu do dia.

o trabalho começa cedo no bandejão. às 8h já é possível tentar adivinhar o cardápio pelo aroma nas redondezas do restaurante. e geralmente quando eu chego para almoçar, às 13h, já não há mais movimento de cozinhar, mas de limpeza.

o cheiro de produto de limpeza misturado ao calor de vapor e o próprio cheiro da comida às vezes me embrulha o estômago logo ao passar pela catraca que controla a entrada de pessoas. daí já não sei se fico feliz porque estou vendo o pessoal limpando, ou se fico triste por eles já estarem lavando, apesar de o almoço terminar às 14h.

o caminho é o seguinte: a gente vai ao caixa, deposita dinheiro no cartão universitário, pega a fila, passa pela catraca, lava as mãos, e desce uma rampa em direção à área de serviço.

essa era a visão da cozinha quando chegamos, logo antes de descer a rampa (atenção para os dois colaboradores trabalhando apoiados no caldeirão, e para a cor do avental branco):


a minha bandeja pronta:


vizinhos de mesa
por mal hábito, às vezes me pego ouvindo a conversa dos vizinhos de mesa durante o almoço. a turma de hoje era grande, e falava de comida, rodízio de pizza, rodízio de carnes, e um explicava ao outro que a comida do bandejão "pesa" porque tem salitre.

eu tenho uma amiga que trabalhou na cozinha do ru, e até onde eu saiba é proibido adicionar salitre à comida... o que ela me disse é que sim, eles adicionam amido (maisena, eu imagino) ao arroz e ao feijão. por isso que ela dá essa sensação de saciedade tão diferente.

aves, de maneira geral, não necessitam pagar para se alimentar no r.u., assim como crianças menores de 5 anos acompanhadas pelos pais-funcionários ou pais-alunos. de vez em quando cachorros passeiam pelos corredores entre as mesas.





hoje não tinha nenhum.

2 comentários:

Tiago Coroa disse...

Aninha, 3 coisas?
1- é Maizena, e ñ maisena...como vc quer ser contratada pela Unilever assim?
2- muito obrigado por me fazer sentir mais próximo da minha saudosa ex-vidinha feliz de comer no bandejão
bjão

AHHH...3-o seu blog é disparado o que eu mais gosto de ler...só q eu nunca sabia como comentar...hahaha

Agora sim, bjão

Ti Coroa

AT disse...

Hahahahaha!

Ti, mas pode ser maisena sim... A professora me ensinou que Maizena é a marca, maisena é amido de milho de qualquer marca... Que nem Gilette e gilete. Sacou?

Volte para me visitar (no blog ou na vida real, eu te levo no le bandejon) quando você quiser. É sempre uma honra e um prazer muito grande receber bons amigos!

Enquanto houver quem leia minhas loucuras, estarei aqui, escrevendo.

E agora não tem mais desculpa para não comentar.

Beijos

Aninha