segunda-feira, 1 de setembro de 2008

projeto chocolate - 2

quase dois meses depois, para quem (ainda) se perguntava o que aconteceu com o meu primeiro chocolate, eu conto: não deu certo.

não deu certo, mas estava dando. isso porque eu estava em semana de provas, e acabei prolongando a fermentação para o dobro do recomendado, e as amêndoas seguiram seu papel, que é o de germinar e virar cacaueiro, em vez de virar chocolate.
e as amêndoas, depois de criarem folhinhas, eu pude constatar que ficaram bem marronzinhas, ou seja, estavam bem fermentadas! (para quem não sabe, se elas não estivessem bem fermentadas seriam roxinhas)

eu, que não sou grande para desafiar a natureza, plantei umas sementinhas e ofertei outras à sogra, que cuidadosamente as mantém em sua chácara, e elas respondem lindas, crescendo.

o projeto foi abortado. nasce um outro, intitulado: "meu primeiro cacaueiro". tomara que este vingue.

0 comentários: