terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Panetone de chocolate



Sou mais que fã de panetone de chocolate, e queria reproduzir em casa uma receita à altura da minha paixão.

Primeiro, esbarrei em uma receita do programa da Band, Receita Minuto. Resolvi assistir ao vídeo só após executar a receita por escrito, e esse foi meu erro. Se tivesse comparado os dois antes de começar, já teria percebido as diferenças de quantidade e mesmo de ingredientes. Bom, resumo da lambança: a massa acabou quase líquida, e na tentativa de consertar, me arrumei uns "tipo" pães, secos e sem gosto.

Resolvi testar uma outra receita, esta do Olivier Anquier. Como gato escaldado tem medo de água fria, dividi a batelada por 3, para minimizar danos num possível novo erro, e não coloquei as uvas passas, mas porque eu não faço questão mesmo.

Usei fermento comprado a granel na padaria, e uma boa farinha de trigo. Tenho a impressão de que o fermento que a gente compra na padaria é melhor que aquele de cubinhos do supermercado. Será que é porque é sempre fresco?

Apesar dos apelos do Olivier para usar chocolate em pedaços e não gotinhas (assistam o vídeo antes de fazer a receita, recomendo!), apelei para os callets de chocolate ao leite da Callebaut, que combinaram muito bem com a massa, sem ficar doce demais.

Acho que encontrei a receita dos presentes deste natal!



.





blog comments powered by Disqus