sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

muffins de chocolate

eu queria fazer uns bolinhos para agradecer uns amigos pela ajuda em um experimento do meu trabalho, e queria que fossem de chocolate, e queria que levassem iogurte.

não achei. mas também não procurei muito. me arrisquei na adaptação livre de uma receita da nigella, que de chocolate não tem nada. mas leva iogurte. (para quem for curioso, a receita original está aqui.)

nunca um bem-bolado meu tinha dado tão certo. e nunca os muffins permaneceram gostosos por tanto tempo. (a aventura foi no domingo, mas eu guardei uns bolinhos para o trelelê, que só foi comer na quinta-feira, e eles continuavam per-fei-tos!). pode ser que não agrade muito quem gosta de coisa muito doce, pois eu carreguei no chocolate amargo. mas daí acho que é só mudar uma parte das gotinhas por chocolate ao leite, que já melhora a situação do açúcar, sem prejudicar o sabor de chocolate.

vamos lá?

muffins de chocolate amargo
(rende 12 bolinhos)

100 g de manteiga
200g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento químico
100 g de açúcar
50 g de cacau em pó
100 g de iogurte natural
100 ml de leite
1 ovo grande
160 g de chocolate amargo (ou 80 g chocolate amargo, 80 g chocolate ao leite)

aquecer o forno a 200°C. derreter a manteiga, e deixar esfriar a temperatura ambiente. picar o chocolate em quadradinhos e esconder. peneirar os ingredientes secos e reservar. bater o iogurte com leite, o ovo e a manteiga derretida. juntar os secos e os molhados. misturar os chocolatinhos escondidos.

encher 12 forminhas de papel (5 cm de diâmetro) até 2/3 da altura. (como não tenho aquela assadeira de muffins, eu uso as forminhas de papel dentro de formas de pão de mel, para que o papel não ceda com o peso da massa. forminhas de silicone são baratas, fáceis de achar e também servem muito bem). assar por 20 minutos.

a receita é muito fácil de ser duplicada, e isso garante que não sobre chocolate, nem manteiga, nem iogurte. mas é melhor testar pequeno antes de se apaixonar. e o que sobrar, como eu havia dito, pode ser guardado por dias, em pote fechado.

vou repetir a dose, desta vez com fotos. não perca, em breve!



tcharam! aqui está a foto do repeteco. como a receita deu certo duas vezes, acho que já posso afirmar com mais segurança: vale a pena experimentar!

blog comments powered by Disqus