domingo, 24 de agosto de 2008

faça suas escolhas


Supermarket
Originally uploaded by kozumel


quando vou ao supermercado, sempre me pergunto até que ponto temos consciência das nossas escolhas de alimentação. como equilibrar praticidade, saúde, aparência, sabor e economia dentro de um pacotinho?

a verdade é que não dá para se ter o máximo de todos. de qual (quais) desses fatores você está disposto a abrir mão na hora de encher o carrinho?

menos praticidade
arroz com feijão de cada dia. hortifrutigranjeiros honestos e sem nenhum tipo de preparo anterior: da natureza direto para a sua casa.
pra te conquistar: vegetais minimamente processados, feijão, grão-de-bico e mandioca cozidos e embalados à vácuo (vapza)

menos saúde
esta é facil: salgadinhos fritos, doces, embutidos e empanados de má qualidade.
pra te conquistar: salgadinhos assados, com temperos elegantes e embalagem mais adulta (sensações elma chips), biscoitos vitaminados e com cereais integrais, fibras em tudo.

menos aparência
não existe comida feia no supermercado. isso graças aos mais variados tipos de aditivos: para deixar a cor mais atraente, a textura mais homogênea, e por aí afora.
para te conquistar: os aditivos são malvados (nem sempre, mas essa conversa fica para outra hora), então temos sopa colorida unicamente pelos ingredientes de sua composição (coma colorido), molho de tomate 100% natural (pomarola 100% natural), petit suisse sem corantes (batavinho).

menos sabor
sabor, junto com aparência, é um fator bastante relacionado com pós mágicos e suas propriedades de realçar, imitar e criar sensações de ingredientes reais, muitas vezes sem que estes passem perto da formulação do produto.
para te conquistar: tempero "caseiro", menos sal, zero gordura, e outras chamadas que inundam embalagens ultimamente.

menos economia
se um alimento é prático, saudável, bonito e saboroso, ele tem algum segredo, geralmente de matéria-prima superior, embalagem ou de processo de fabricação. daí não tem como não pagar de acordo.
para te conquistar:industrializados 100% orgânicos, comidas congeladas de todos os tipos, e pratos prontos em sachês ou latas.

0 comentários: