terça-feira, 13 de maio de 2008

Fast Food Fina é só Gourmeca

estava procurando um trabalho sobre cheddar no meu gmail, e reencontrei este texto. muito bom!

aproveitem o site ... mixirica. eu mesma a-d-o-r-o!!

Fast Food Fina é só 'Gourmeca'
Por Lore Sjöberg 09, Ago, 2006

Eu moro em Berkley, na Califórnia, uma cidade que se dedica tanto à comida gourmet que se você quisesse achar um queijo artesanal feito do leite de uma cabra alimentada com capim que recebeu massagens shiatsu diárias e mensagens de incentivo de seu coach espiritual, você talvez tivesse que procurar em duas lojas para achar.

Havia um tempo, antes do sushi chegar aos shoppings, do chá verde chegar ao Starbucks e do Iron Chef chegar à TV, que isso era considerado peculiar.

O que é uma rúcula e por que custa muito mais que o bom e velho pé de alface? Berkeley tem orgulho de ser peculiar, então tudo bem.

Mas as coisas têm mudado, como elas sempre fazem. Eu não vou com frequência ao Sizzler, mas tenho quase certeza que eles não costumavam ter baby espinafre e suflê de gorgonzola para acompanhar a alface americana e o cheddar ralado.

As cadeias de pizzarias, depois que descobriram a nova substância pesto, começaram a oferece-la com todos os tipos de combinações psicodélicas envolvendo corações de alcachofra, molho Thai de amendoim, hummus, avelãs torradas e até um pouco daquele queijo de cabra massageada, se você pedir com educação.

Opções sempre são boas, e eu anseio por novas sensações gustativas do mesmo modo quem os pandas anseiam por folhas de bambu, então no começo achei que fosse uma coisa boa. E seria, mas parece que há alguma lei culinária que dita que há um limite de sabores decentes no país e quanto maior o número de lugares servindo, mais parece algo que você comeria em um snack bar da Target.

Croissants começam a parecer bisnaguinhas. Redes de hambúrguer falam de sua carne de "Angus" e "Angus" parece ser Latin para "impossível de distinguir das outras carnes." Os sanduíches começam a vir com pão envolto em coisinhas verdes e pó branco, que poderiam muito bem ser confeti e serragem, pelo que eles adicionam de sabor. Eu tenho uma palavra para as comidas que quer parecer com aquilo que seria servido no aniversário da rainha mas tem gosto de algo que você tem que furar antes de jogar no microondas: Gourmeca.

Eu penso que é por dois motivos que há tanta comida gourmeca hoje em dia. Primeiro, o mainstream sempre prefere que você pegue o desconhecido e faça dele mais, bem, conhecido. As arestas são aparadas. Afrika Bambaataa vira MC Hammer. As roupas usadas e rasgadas de verdade viram moda e passam a ser cuidadosamente pré-usadas e pré-rasgadas. Segundo, comida de qualidade geralmente é cara. Ervas-frescas custam dinheiro e farinha branca é barata, e mudar o "cheeseburger" para "gourmet deluxe burger du fromage" no menu não custa quase nada.

Minha solução, pois obviamente o mundo está me transformando em um benfeitor da cultura culinária, é deixar a comida ser o que ela é. Eu amo queijos estranhos. Tenho lá embaixo um queijo de cabra que pode ter sofrido ou não shiatsu, mas tem sua crosta lavada. Foi feito há milhas de distância e é uma coisa maravilhosa, mas eu não espero que a Yum Brands faça uma gordita com ele sem cobrar mais do que eu estou disposto a pagar por fast food pseudo-mexicano.

Tem muita comida boa e barata por aí. Hambúrgueres e costelinhas podes ser maravilhosos em qualquer lojinha de família com preço baixo, se você sabe onde ir. É muito difícil estragar um cachorro-quente, a não ser que você tente algo estúpido, como fazê-lo saudável. E, pelo amor de Deus, não tente fazer os sanduiches da sua rede nacional de restaurantes virarem comida gourmet, apenas se esforçe pra fazer com que fiquem bons.

Tradução do texto "Fine Fast Food Is Just 'Gourmeh'"
De Lore Sjöberg| Publicado em 09, agosto 2006 na Wired News

Link: Mixirica
Wired News - "Fine Fast Food Is Just 'Gourmeh'"

0 comentários: