quarta-feira, 30 de abril de 2008

muito além da praia

feriado: vou ver o mar. ainda que o tempo não esteja muito convidativo (venta e chove exatamente agora), descer a serra sempre parece uma atividade revigorante.

e sobre o mar, mais especificamente o fundo do mar, duas notícias caíram na cabeça, e eu quis dividir aqui com vocês, mis amigos:

1 - Cientistas descongelam lula gigante e rara: a lula de 10 m que havia sido capturada no começo do ano passado no mar de ross vai ser descogelada e dissecada.

ao vivo, na internet. sentiu a importância do evento?

2 - assisti a um documentário sobre águas-vivas no final de semana passado, no canal natgeo, e fiquei espantada com as imagens das águas-vivas gigantes do japão, as nomuras, que invadiram os mares em volta da ilha de 2003 para cá.

elas são antigas, elas são gigantes, - a maior capturada tinha 4 incríveis metros de diâmetro e mais de 200 kg -, elas não têm cérebro, e gostam de mar poluído para comer e reproduzir.

ah! e procurando por uma imagem para ilustrar o motivo do meu espanto, achei uma notícia sobre um tipo de glicoproteína que elas produzem, bastante similar a outras que encontramos em todo nosso trato digestivo, e que estão sendo pesquisadas para uso como solução digestiva, saliva artificial, colírio, cola cirúrgica...


foto:pink tentacle. clique na imagem para seguir o link da notícia.

tudo isso acontecendo, ali, na nossa frente (tá certo, bem lá na frente longe. mas é um só mar líquido e longo, não é?), e a gente sentado, na areia da praia...

0 comentários: