quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

conselho do dia

se precisar de socorro imediato, por qualquer razão, na procure pelo pronto socorro do hospital samaritano daqui de campinas.

digo isso porque há cerca de dez anos, meu pai estava tendo um infarto num sábado à noite, e minha mãe desesperada, o levou até o tal hospital e lá, depois de esperar, e explicar o quadro ao plantonista, ele administrou.... glicose! para o meu pai, alegando que ele estaria alcoolizado.
não fosse minha mãe brigar com os médicos e aprontar um escândalo na recepção, eles não teriam feito os exames nem internado o meu pai, menos ainda confirmado que o que ele tinha era um infarto (dito aos berros pela minha mãe que não é médica nem nada, mas reconhece os sintomas “dores fortes no peito” e “formigamento no braço”.
sábado passado, qual não foi a surpresa quando meu pai, novamente, foi parar no samaritano, desta vez com dores fortes na perna, que estava pálida e não se mexia. qual foi o diagnóstico do plantonista? não sei, mas o remédio: soro na veia. e só. depois de quase seis horas no hospital, ele foi mandado de volta para casa.
minha mãe procurou ajuda de um especialista na segunda-feira que fez uma série de exames, e detectou um coágulo numa artéria que está impedindo a circulação de sangue para a perna. E mais: disse que a cirurgia que ele está fazendo agora, enquanto escrevo isto, deveria ter sido feita no próprio sábado, no primeiro hospital onde ele foi atendido.
agora estamos torcendo para que dê tudo certo, e que ele se recupere logo. mas fica o aviso para quem precisar de auxílio médico.

0 comentários: